Essa é uma homenagem ao nadador master SEBASTIÃO GUIMARÃES DOS SANTOS mais conhecido como Sr. GUIMARÃES, que começou a carreira na natação master aos 93 anos de idade! Ele é a prova viva que a idade não é limitadora para nada que almejamos.
Nascido em 02 de novembro de 1922, aprendeu a nadar nos mares da cidade do Rio de Janeiro onde passou a infância e sempre manteve relação com a natação, mas somente como hobby. Piloto da aeronáutica brasileira e mais tarde piloto civil e instrutor na aviação comercial. Dividiu o tempo dele entre aviação, estudos e família, mas sempre mantendo o hobby de nadar, até se aposentar. Nesse período chegou a ocupar o cargo de diretor de natação no Clube Pinheiros e dividiu os treinos na piscina olímpica do clube com Gustavo Borges, César Cielo e demais atletas de ponta que treinavam no local.
Depois de aposentado e viúvo, mudou-se para o interior de São Paulo para ficar perto da neta. A neta logo percebeu a assiduidade dele com os treinamentos e o incentivou a nadar nos Jogos Regionais do Idoso que aconteceria na cidade. O Sr. Guimarães estava com 93 anos de idade e desde então nunca tinha entrado numa piscina para competir.
Ele topou o desafio proposto pela neta e em março de 2015 procurou o treinador Ricardo Luchiari dizendo que queria competir nos Jogos Regionais do Idoso que seria realizado em maio do mesmo ano. Ricardo também topou o desafio e preparou-o para o evento onde estabeleceu o recorde da prova.
Muito empolgado com a conquista passou a treinar com mais afinco para competições maiores e mais audaciosas, e começou a participar dos circuitos masters existentes, o estadual, nacional e internacional. Os treinamentos e alimentação passaram a ser específicos para as competições e mais direcionados quando se aproximavam dos eventos, muito treinamento de saída do bloco e tiros curtos, juntamente com uma dieta de carboidratos e muito líquido, mas com todo o cuidado necessário devido à idade dele. Ele sempre foi muito detalhista com a técnica do nado e sempre perguntava para o Ricardo como estava a pernada, se a braçada estava correta, contagem de respirações, se 4×1, 6×1 ou 8×1, onde essa última era a contagem que mais praticava, uma exceção para um atleta com mais de 90 anos. O que mais o motivava era quebrar os próprios recordes.
Nas competições o Sr Guimarães se mostrava algumas vezes calmo nos balizamentos, outras vezes ansioso e em outras ocasiões muito ansioso, dependia do objetivo e importância da prova, mas o Ricardo sempre o acompanhou nos balizamentos e procurava conversar com ele para acalmá-lo nessas ocasiões de ansiedade, para evitar queimar prova, ocorrência que muito poucas vezes aconteceu. Mas quando o Sr. Guimarães subia no bloco mostrava-se uma pessoa extremamente focada na prova, sentia o frio na barriga, mas colocava em prática todo o treinamento recebido, características marcantes em militares, era um atleta que tinha uma boa saída e o destacava nesse fundamento.
Com a natação e prática regular de exercício físico o Sr Guimarães perdeu peso, ganhou mobilidade, saia sempre de casa, estava sempre em boas companhias, e comparecia ao local de treinamento dirigindo sozinho o próprio carro. Frequenta religiosamente três vezes por semana a academia, fez muitos amigos com a natação, encontrou um ambiente muito amistoso nos treinamentos e não pretende parar de treinar enquanto viver.
As principais conquistas foram o de ser o primeiro nadador paulista e brasileiro a nadar 95+, estabelecendo recorde em todas as provas que nadou, o de campeão e recordista sul-americano em 2017 em Arica no Chile, o vice campeonato pan-americano em 2018 em Orlando nos EUA, campeão e recordista brasileiro na Copa Brasil realizado em Brasília em 2017, recordista estadual na UNAMI, segundo melhor tempo do mundo no revezamento 360+.
O Sr Guimarães guarda com muita alegria algumas passagens importantes com a natação, como o primeiro recorde estabelecido em 23/05/2015 com 93 anos de idade, o primeiro título brasileiro, o recorde sul-americano, e o vice campeonato pan americano em Orlando, onde ele conheceu adversários a altura, foi uma prova extremamente disputada e decidida na batida de mão, ele ficou muito feliz com a prova, com o resultado e saíram abraçados da piscina os três primeiros colocados, uma experiencia inesquecível para ele e com certeza um dos momentos mais emocionantes em toda a vida do Sr Guimarães.
Diante da pandemia que assola o mundo o Sr Guimarães está se precavendo, evita sair de casa e adota todos os protocolos sugeridos pelas autoridades competentes, mas não vê a hora disso tudo passar e voltar a rotina de treinamentos.
Manter a disciplina, respeitar a hora de dormir, das refeições e o que comer, assiduidade nos treinamentos, saúde mental ativa, sempre procurando se atualizar, mantiveram o Sr Guimarães em condições de competir uma prova de 50m livre aos 98 anos de idade. Na verdade, mesmo com o avanço da idade, o importante para ele não é competir, o importante para ele é ganhar. Deixa uma mensagem para todas as pessoas, que nunca se entreguem por causa da idade, sempre se mantenham saudáveis, longe de drogas e vida badalada com muitas noitadas, comer regradamente, são ingredientes para podemos conquistar novos objetivos e objetivos nunca imaginados, ele não imaginava que existia natação master até março de 2015 quando ele procurou o Ricardo, ou seja, o Sr. Guimarães começou a carreira de nadador master aos 93 anos de idade, encontrou na natação motivação para suprir todas as faltas que teve na vida e continuar vivendo com alegria, disposição e vitalidade, continuar esbanjando toda essa energia que transborda dele e passando para todos e todas que têm o privilégio de conviver com uma pessoa tão especial. Vida longa ao Sr. Guimarães!
Sr. Guimarães é o mais “experiente” nadador master do Brasil, em atividade e participando de eventos aos 98 anos. A mais “experiente” nadadora master do Brasil também em atividade é a D. Laurinha de Oliveira, hoje com 101 anos.