Prezados Associados,
Passada a etapa de divulgação do calendário 2023 e as respectivas sedes, passamos a próxima etapa que trata do recebimento de propostas para a realização dos eventos de 2024.
Cabe aqui um esclarecimento, dos procedimentos adotados regularmente pela ABMN, para a definição das sedes dos quatro eventos que realizamos anualmente.
No ano anterior enviamos correspondência para todas as Federações Estaduais e Associações de Natação Masters fazendo o convite e encaminhando junto um “Caderno de Encargos”, que é um documento onde são tratados e acordadas as responsabilidades entre o Clube, as Federações ou Associações locais e a ABMN, para o evento. Assim, cada entidade que pretende realizar um desses eventos deverá encaminhar à ABMN o Caderno de Encargos preenchido e assinado até a terceira etapa do brasileiro de 2023 a ser realizado em setembro.
Os cadernos de encargos encaminhados para a ABMN são analisados quanto a exequibilidade e adequabilidade. Caso haja mais de uma entidade candidata em realizar um determinado evento, fazemos a escolha da mais adequada, baseada na infraestrutura oferecida (parque aquático, piscina de competição e de soltura, quantidade de raias, blocos de partida etc) e no equilíbrio regional dos eventos recém realizados.
Contudo quando não temos opções não nos resta a opção de escolha senão acatar as candidatas.
Foi isso que ocorreu para o ano de 2023, até junho desse ano só tínhamos 3 propostas, duas no Rio de Janeiro Fluminense e Clube Militar, e uma no Praia Clube de Uberlândia, MG, no início de julho de 2022 tivemos a última proposta que foi São Lourenço, MG.
Nesse caso, tivemos que abrir mão das exigências de infraestrutura, vejam que os dois eventos em piscina de 25 metros são dotadas de apenas seis raias.
Até o nosso último evento, realizado em Salvador novembro deste ano, não recebemos mais nenhuma proposta e, portanto, ficamos sem opções e prazo para aguardar por outra cidade candidata, uma vez que já estávamos atrasados na divulgação do calendário para 2023. Assim, tivemos que confirmar as opções que se apresentaram.
O fato em si pode transparecer que estaríamos beneficiando a região Sudeste, inclusive repetindo o Rio de Janeiro e Minas Gerais, mas em verdade não havia outra opção.
Felizmente para 2024, já possuímos algumas pré-candidatas: a Federação Bahiana de Desportes Aquáticos, e a Associação Gaúcha. Salienta-se que em 2022 realizamos os dois campeonatos de piscina de 50 metros na região nordeste e as duas de 25 fizemosuma no Centro Oeste, e outra em Piracicaba, cidade do Interior de São Paulo , ou seja, repetimos dois eventos no Nordeste do Brasil, também por falta de opção.
Hoje estamos abrindo a fase para recebimento de propostas e conforme nosso regulamento, iremos definir as sedes de 2024 no terceiro evento que iremos realizar em setembro de 2023.
Assim, enviaremos os convites para todas as entidades (Federações e Associações), o quanto ante e caso algum associado desejar auxiliar nessa tarefa será muito bem-vindo, e todos seremos muito gratos por essa colaboração, que certamente irá contribuir para encontrarmos o equilíbrio desejado de nossas competições para 2024.
Carlos R. Silva
Presidente Da ABMN