Estimados amigos, chegamos a mais um final de temporada, 2024 foi um ano de experiências e comemoração.
Iniciamos nossa temporada com a volta ao norte do Brasil com a realização do 71º Campeonato Brasileiro em piscina de 50 metros, na cidade de Belém, no estado do Pará, depois de 14 anos quando realizamos em maio de 2014 o 53º Campeonato Brasileiro de Masters de Natação.
Lá realizamos nosso primeiro experimento com transmissão ao vivo, via Youtube, considero que foi uma experiência positiva, potencializada pelos comentários dos famoso Coach Alex Pussieldi, e Patrick Winkler, da Swim Channel.
Em nosso segundo evento, retornamos ao interior paulista, pela primeira vez na cidade de Catanduva, São Paulo, no Clube de Tenis de Catanduva, para a realização do II Troféu Brasil, esse Clube abriu suas portas, nos oferecendo uma excelente infraestrutura.
Lá também repetimos a transmissão ao vivo, com uma excelente repercussão, onde tivemos mais de 40.000 visualizações.
Todas essas transmissões foram patrocinadas pela ABMN, tivemos a preocupação de evitar custos adicionais aos atletas, são valores consideráveis, equivalente de 40% do custo total do evento, equiparando se aos valores pagos para a aquisição das medalhas da competição.
Como já divulgamos antes, a sobrevivência da ABMN só é possível com eventos superavitários, onde os valores arrecadados em cada evento superem os custos para a sua realização.
A nossa associação não possui fins lucrativos, todos os Diretores, Presidente e Vice-presidente, trabalham voluntariamente, sem vencimentos, toda a receita é direcionada para pagamento de 2 funcionários, e despesas ordinárias, e despesas de competições.
Eventos com números inferiores a 500 inscrições individuais, geram prejuízo e esse foi o principal motivo por não realizarmos mais a transmissão ao vivo para os eventos realizados no segundo semestre.
Apesar de negociar os valores de transmissão, não tivemos sucesso, mesmo quando procuramos outras empresas que produzem o mesmo produto.
No segundo semestre realizamos a XXIX Copa Brasil em Aracajú na Universidade Tiradentes, que possui uma excelente infraestrutura que nos proporcionou a realização de um evento dentro dos padrões esperados.
Para finalizar nosso programa de eventos de 2024, realizamos o 72º Campeonato Brasileiro, evento festivo onde comemoramos 40 anos de Fundação da ABMN (08/12/1984), na mesma cidade e no clube onde foi realizada a reunião que fundou nossa associação, no Rio de Janeiro, no Clube de Regatas Vasco da Gama.
Nesse campeonato, pela primeira vez em nossa história realizamos um evento de Nado Artístico, concomitante ao Campeonato Brasileiro em piscina. foi fantástico ver a performance de 22 atletas, homens, mulheres e ainda atletas paralímpicos performarem excelentes exibições, que alegrou e proporcionou aos atletas de natação ver o Nado Artístico Masters Brasileiro. Essa primeira experiencia nos traz a obrigação de nos próximos anos repetirmos essa exibição.
Não poderia deixar de agradecer a nossa Coordenadora de Nado Artístico, Aline Lucena pela organização do evento, e a Ana Maria Lobo que adicionalmente a exibição também ministrou uma clínica de Nado a vários adeptos dessa modalidade.
Também realizamos uma solenidade em comemoração aos 40 anos, no salão do Clube Militar, onde tivemos a oportunidade de homenagear as pessoas que participaram da fundação e da continuidade da ABMN até os dias de hoje, foi um evento aberto a todos os associados, limitado ao número de 150 pessoas, toda a reserva foi possível de ser realizada em nosso site de inscrição do 72º campeonato e por email, para aqueles que visitaram nosso site e não participaram da competição.
Lamentavelmente não pudemos atender a novas reservas após o fim do período de inscrições, uma vez que a capacidade do salão de festa estava limitada a 150 pessoas,
De fato, todos que realizaram as reservas compareceram e participaram de nossa comemoração, nesses dois eventos distribuímos brindes aos associados para marcar a presença desse nosso aniversário de 40 anos.
Para concluir devemos abordar um tema muito aguardado por todos, o Calendário para 2025. Anteriormente já definido o local e data do 73º Campeonato, contudo faltavam a confirmação dos campeonatos do meio do ano, e de Fortaleza para realizar o 74º Campeonato, bem como a data do Campeonato Sul-Americano, para evitar superposição de datas.
Nessa semana conseguimos concluir nosso Calendário que ficou assim:
– 28 a 30/03/2025 – XXVIII MASTER MAIS MAIS (50m) – Natal, RN
– 01 a 4/05/2025 – 73º Campeonato Brasileiro (50m) – Porto Alegre, RS
– 27 a 29/6/2025 – III Troféu Brasil (25m) – Campo Grande, MS
(Mundial AQUA – 07 a 14/8/2025 – Singapura)
– 12 a 14/9/2025 – XXX Copa Brasil (25m) – Florianópolis SC. (UFSC)
– 30/10 a 2/11/2025 – 74º Campeonato Brasileiro (50m) – Fortaleza, CE.
Além de nossos eventos cabe registrar que não temos confirmado a data do Sul-Americano do Chile, contudo existe a expectativa da Federação Chilena, que deva ocorrer a partir da segunda semana de novembro.
Assim como os eventos Regionais e ainda o Calendário de Águas Abertas.
Temos algumas novidades para esses eventos, onde iremos homenagear algumas pessoas que foram pioneiros na natação masters brasileira, assim foram nomeados:
– Campeonato Sul Sudeste – Troféu Rogério Carneiro – Florianópolis, (Jurerê Sport Center) – organização da Federação Aquática de Santa Catarina (data a ser definida)
– Campeonato Norte/Nordeste/Centro Oeste – Troféu Sylvio Kelly – (organização e data em fase de definição)
– Circuito Nacional de Águas Abertas – Troféu Arnaldo Fernandes – calendário a ser definido.
Meus amigos desejo a todos vocês um Feliz Natal e um 2025 repleto de saúde, paz e sucesso.
Carlos Silva – Carlão
Presidente ABMN