Prezados amigos da natação masters.
Venho nesse momento traçar algumas frases para divulgar a linha de trabalho que nossa diretoria vem se empenhando a realizar.
Terminamos essa última semana, todo o processo de inscrição para o nosso último campeonato do ano de 2022. Foi com muita satisfação que a Federação Baiana de Desportes Aquáticos, se ofereceu para realizar um campeonato Brasileiro na belíssima cidade de Salvador.
Pela primeira vez, no ano, vamos realizar um evento sem nenhuma restrição referente ao COVID 19. Assim, as restrições que faziam parte de nosso regulamento que adotava um programa de proteção, não será mais necessário ser implementado.
Recebemos um bom número de inscrições contudo inferior ao esperado. Em um primeiro momento, estipulamos o uso de dois nadadores por raia nas provas de 400 e 800 metros nado livre, contudo, muitas questões foram levantadas sobre esse tema e nossa diretoria, fazendo uma avaliação mais apurada, decidiu suspender essa prática para este evento.
Em decorrência disso, haverá um acréscimo de 30 minutos na previsão de término nos dias em que irão ocorrer as provas de 400 metros e de 2 horas e 40 minutos no primeiro dia de competição, quando se realizará a prova de 800 m.
Ainda assim, para tornar o processo ainda mais transparente, uma vez que o regulamento prevê a possibilidade de realizarmos provas longas com a dinâmica de dois por raia, antes de iniciarmos o nosso evento, realizaremos uma reunião com todos os técnicos presentes para de fato tomar essa decisão em definitivo para a prova de 800 m devido as quase 3 horas a mais de acréscimo.
No futuro, poderá não nos restar outra opção, quando tivermos um número considerável de inscrições. Aliás, essa não é uma prática exclusiva nossa e sim uma regra internacional prevista nos regulamentos da FINA e muito utilizada no Campeonatos mundiais masters. Também já faz parte de nosso regulamento a mais de 20 anos.
Antes de mais nada a nossa intenção foi manter os pilares da nossa natação masters definido pela FINA, que é “FITNESS, FRIENDSHIP, UNDERTANDING, and COMPETITION” (APTIDÃO, AMIZADE, COMPREENSÃO e COMPETIÇÃO), pensando sempre no bem estar dos atletas entendemos que a competição tem que transcorrer de forma rápida para proporcionar recuperação dos atletas entre as etapas de competição, bem como oferecer a oportunidade de confraternizar e fazer turismo nas cidades onde se realiza cada evento, ou seja a competição é apenas uma das razões da existência do masters e é assim desde a fundação da ABMN.
Hoje em dia nossas exigências são mais restritas em razão da manutenção da equidade dos critérios técnicos, principalmente quando se trata de marcas que serão consideradas recordes e critérios para envio a FINA de nosso TOP 10 Brasil, mas nunca devemos perder o foco que a maior parte de nossos associados têm como principal motivação a “APTIDÃO a AMIZADE e a COMPREENSÃO”.
Estamos prestes a publicar o nosso calendário de competições de 2023, com um novo regimento de taxas reduzidas em relação ao atualmente vigente. A diretoria decidiu além de uma pequena redução no Valor da anuidade, manter seu parcelamento, nos três primeiros meses de 2023, conforme adotado neste ano.
As taxas de inscrição de nado e de revezamento praticadas esse ano serão mantidas. Além disso, vamos promover o pagamento de anuidade por semestre, facilitando ainda mais o pagamento dos associados.
Neste ano de 2022, adotamos um critério de pagamento das inscrições individuais e de revezamento unicamente por meio de Cartão de Crédito. Este procedimento foi estabelecido com a finalidade de beneficiar os atletas que se inscreviam regularmente em nossos eventos.
Deixamos de aceitar o recebimento via depósito bancário, pois muitos nadadores faziam a sua inscrição, sem o devido pagamento. Ao final do prazo de inscrição desistiam do evento, não retiravam sua inscrição e também não comunicavam a sua desistência a nossa secretaria.
Isso demandava um retrabalho de pesquisa, telefonemas, envio de e-mails para esses nadadores para saber de fato, se já haviam feito o pagamento e se desistiram do evento, levando a um retrabalho de até 15 dias, prazo em que deixávamos de publicar o start list e a programação horária do evento, prejudicando, dessa forma, os atletas que cumpriram com a suas obrigações.
Da mesma forma, os pagamentos referentes as equipes de revezamento seguiam o mesmo critério. Cabe aqui mencionar um caso em que tivemos um descabido processo de pagamento de equipes de revezamento, onde o chefe de equipe inscreveu os revezamentos e mandou que cada atleta fizesse o depósito diretamente na conta da ABMN, equivalente ao número de revezamentos que cada um iria participar. Logicamente foi impossível para nós identificar a que se referia aqueles depósitos.
Sabemos que alguns atletas não possuem Cartão de Crédito ou não tem habilidade de fazer uso dos mesmos. Nestes casos, por serem muito poucos, poder-se-á equacionar o problema, desde que comunicado com antecedência a secretaria da ABMN.
Para concluir desejo a todos uma ótima competição, informando que em nosso próximo regulamento anual teremos algumas boas novidades.
Um abraço a todos,
Carlão – Presidente da ABMN
A ABMN se nega a oficiar a FINA informando o erro havido na OMISSÃO de um recorde HOMOLOGADO e que era até há pouco o sexto tempo ALL TIME nos 1500m piscina longa. faixa 80 + .Lamentável a COVARDIA contra uma nadadora que quase entrevada e no final da faixa continua treinando diariamente.
Luiz Augusto Moreira Penna
LEMBREM-SE SEMPRE : O TOP TEN ALL TIME É ATEMPORAL E PODE E DEVE SER CORRIGIDO LOGO QUE CONSTATADO O ERRO OU OMISSÃO..
lugui33@lwmail.com.br