Nesta edição:
Palavra do Presidente | 2 |
Esporte Clube Pinhei-ros, 30 anos de Nata-ção Master | 3 |
As Lesões na Natação Competitiva | 4, 5 e 6 |
Entrevista com Marilia Barreiros | 7 |
Uma maçã por dia | 8 e 9 |
XXI Copa Brasil Foz do Iguaçu | 10 e 11 |
Carlão de despede da presidência da ABMN | 12 |
Clique aqui para baixar o PDF.
PALAVRA DO PRESIDENTE
Prezados amigos este será o ultimo texto que escrevo nesse mandato como Presidente da ABMN, uma nova presidente irá definir os rumos de nossa associação nos próximos três anos. Estou tranquilo que o legado que ajudei a construir será continuado e melhorado, tenho muita confiança que a nossa querida Helane irá conduzir muito bem a ABMN, e espero sinceramente que ela tenha muito sucesso e alegrias.
Agora sigo como associado e atleta como todos, mas estarei sempre pronto a auxiliar e dar minha colaboração a todos que necessitarem.
Foram muitos anos trabalhando na direção da ABMN, desde 1994, então como Diretor Financeiro na Gestão de Arnaldo Fernandes. Era como um segundo presidente da associação, e aí iniciei meu aprendizado na Gestão da ABMN.
Em 1997 fui eleito Presidente da ABMN, ficando no cargo durante seis anos. Neste período ajudei na informatização de nossos eventos criando-o junto com um de nossos associados, o Mario Canedo, que hoje não esta participando de nossos eventos, o SISNAT, que por muitos anos foi o principal programa de inscrição e de apuração de resultados. Foi um programa pioneiro dedicado para a Natação Master que foi usado até 2011.
Nesse primeiro mandato – 1997 – também conseguimos comprar a nossa sede na Av. 13 de Maio, um passo gigantesco para a consolidação da ABMN, pois hoje é nossa principal base de sustentação, apoiada na solidez de nossa grande funcionária Elizete Lima, que é quem de fato conduz o dia a dia da Associação.
Candidatei-me para um segundo período, porque entendia que devia fazer algumas correções administrativas, e também buscar um grande evento internacional. As correções administrativas se resumiam na alteração de nossa pagina de INTERNET e a forma de captação das inscrições e do processamento de re-sultados.
Fomos escolhidos pela UANA como a entidade que mais reunia qualidades para realizar um Campeonato Pan-americano, que de fato fosse representativo em relação ao número de participantes, uma vez que nas versões anteriores esse evento não havia se solidificado com a representatividade que merecia.
Em 2011 sediamos o Campeonato Pan-Americano de Esportes Aquáticos Master, com todas as modalidades esportivas, e conseguimos reunir todos os eventos das modalidades em um único período, jamais realizado até hoje. Foi o maior evento de esportes aquáticos master realizado no Brasil e na história dos Pan-americanos.
Nesse evento usamos pela primeira vez o nosso novo sistema de captação, processamento e apuração de resultados, com a facilidade de pagamento on line das inscrições.
Para o desenvolvimento desse sistema foi contratado o ex-atleta Julian Romero, nadador experiente e um profissional excelente, que produziu um sistema ímpar no Brasil. Sua experiência foi aproveitada no campeonato Pan-americano de 2013 em Sarasota/ EUA, e no Mundial de 2014 em Montreal/Canadá.
O progresso e sucesso de Julian em outros eventos internacionais, não organizados pela ABMN demonstra o alto padrão de qualidade que a nossa Associação atingiu no desenvolvimento de seus produtos, que hoje são utilizados internacionalmente.
Hoje posso afirmar que nosso sistema de inscrições e apuração de resultados é o melhor do mundo.
Deixo a ABMN com o sentimen-to de dever cumprido, com uma associação sólida, respeitada internacionalmente, que hoje em dia serve de parâmetro para diversas outras entidades internacionais.
Foram 16 anos de trabalho para a ABMN, quatro como Diretor e 12 como Presidente; 16 anos vividos intensamente, os quais que tive a felicidade de ter o apoio de uma diretoria participativa e competente que me permitiu atingir os objetivos pretendidos.
Meu agradecimento aos direto-res, Helane, Elaine, Aécio, ao meu querido Vice Presidente Alberto, sem esquecer-se da Marlene Mendes, Sergio Barros, Roberto, Waldyr, Giovana, Washington, Euclides, Aroma e nossa saudosa Maria Lenk, que fizeram parte da Primeira Diretoria.
Às funcionárias Elizete e Beth minha gratidão pelo excelente trabalho e paciência com a minha ansiedade permanente.
Obrigado, sobretudo aos associados que confiaram em mim e me apoiaram todos esses anos e principalmente a meus filhos e minha esposa Eneida, que me apoiou todos esses anos muitas vezes se privando de minha presença em momentos importantes de nossas vidas, em razão dos compromissos assumidos com a ABMN.
Isso não é uma despedida, mas um até breve, pois estaremos juntos de novo. Porto Alegre nos espera e lá estarei para parti-cipar desse primeiro evento de 2015.
Saudações,
Carlos Roberto da Silva – Carlão