A ABMN divulgou esta semana os escolhidos para o Prêmio ABMN Destaques do Ano 2022. Adicional aos já tradicionais TOP 10 ABMN e TOP 10 FINA, a ABMN introduziu uma premiação anual diferenciada baseada em outras homenagens similares no mundo esportivo.
Em sua segunda edição, o objetivo do Prêmio é reconhecer as pessoas e entidades que se destacaram no esportes masters no Brasil, enaltecendo a dedicação dos profissionais e atletas para a prática de sua atividade física e profissional, um dos predicativos básicos da natação master.
ATLETA MASTER FEMININO: HERILENE HENRIQUES DE FREITAS
Herilene foi um exemplo de superação, alegria e determinação na temporada 2022. Devido a um grave problema no ombro, a nadadora de Niterói, associada nº 4045, estava treinando somente perna durante a maior parte do ano. Ainda assim, compareceu a todas as competições organizadas pela ABMN, participando não só de suas provas individuais – com certa restrições – mas também de provas de revezamento. Somente no final do ano, depois de muita fisioterapia, consegui nadar todas suas provas individuais, estabelecendo 8 recordes brasileiros e 8 sul-americanos. Foram 9 competições que participou em 2022, entre elas o Pan-Americano Masters, onde conquistou 7 medalhas de ouro!
ATLETA MASTER MASCULINO: ANTON KARL BIEDERMANN
Anton foi um show à parte durante o 68º Campeonato Brasileiro, realizado em Salvador: nadou os 50, 100 e 200 costas aos 98 anos, batendo o recorde sul-americano nos 200 costas. A competição é um retorno ao cenário nacional depois de um hiato de 3 anos, já que estava ocupado com uma cirurgia de quadril, osteossíntese. Após apenas 1 mês já estava caminhando na água, para conseguir retornar aos treinos na piscina do Grêmio Náutico União, onde é uma das maiores personalidades do clube. Não bastasse a última cirurgia, Anton ainda tem 3 cirurgias de ponte de safena em seu “currículo”, mas apesar de todos percalços que teve e que a própria idade traz, com uma determinação admirável e inspiradora, os treinos fazem parte da sua rotina diária, incluindo também, 3 vezes por semana, sessões de musculação! 98 anos com mentalidade de eterno jovem!
EQUIPE DE NATAÇÃO MASTER: VICTOR SPIRITUS
A equipe Victor Spiritus – do latim “Espírito Conquistador” – foi a equipe que se destacou na temporada 2022 pela melhor média do somatório de pontos obtidos nos eventos nacionais de natação master, pelo número de participantes e participações nos eventos, e ainda pelo número de recordes obtidos pelos membros de sua equipe no ano. Em abril, ficaram em 5º lugar entre as equipes grandes, e em julho, levantaram o troféu de campeão na mesma categoria. Na Copa Brasil, em setembro, levantou novamente o troféu de campeão, agora como equipe média e em novembro, no 68º Brasileiro, foi a equipe mais eficiente com 37 atletas.
TÉCNICO DE NATAÇÃO MASTER: RODRIGO BARDI
Ex-atleta de seleção brasileira absoluta, treinador e atleta master, o paulista Rodrigo Bardi é um apaixonado pela natação master, espírito que divulga, compartilha e incentiva entre seus companheiros de equipe – e naturalmente excede os limites de sua própria piscina, inspirando mais e mais treinadores a buscar excelência, motivação, amizade e alegria dentro do esporte. Bardi trouxe um grande número de atletas para os eventos nacionais, o que culminou com a quantidade de recordes superados entre os atletas de sua equipe, a Bardi Swimming Team, é muito ativo profissionalmente, tanto em pessoa quanto em suas redes sociais, é um grande contribuidor de ideais e discussões para a Diretoria da ABMN, dividiu nos últimos 2 anos as piscinas com a vida paterna de suas filhas gêmeas. Em setembro, durante a Copa Brasil, uniu-se com seu velho amigo e companheiro de treinamento master Leandro Okuda para montar uma super-equipe para a competição, a Okuda/Bardi. Mas para reconhecer sua grandiosidade no esporte master, não é necessário juntar nada: ele já tem quilômetros de experiência no assunto e acreditamos que ainda há muito a contribuir para a natação master brasileira!
PERSONALIDADE DA NATAÇÃO MASTER: RODRIGO ARRUDA MEIRELES
O catarinense Rodrigo Meireles, além de grande nadador (sem ainda mencionar a vida de atleta quando era mais jovem), conquistando diversos prêmios e recordes, é um grande amigo e parceiro das equipes. Um dos fundadores da equipe de natação master do Lira Tênis Clube, em Florianópolis, é dedicado e comprometido com todos, assim como o crescimento da natação master no geral. Sempre alegre, prestativo, atuante e bem relacionado. Mesmo quando não estava nadando, devido a um problema de saúde, esteve em todos os eventos nacionais de 2022, prestigiando a ABMN e incentivando sua equipe.
Rodrigo também é uma pessoa que agrega fora das piscinas, como um dos responsáveis pelo Lira TC ser, hoje, reconhecido e respeitado nacional e internacionalmente. A criação da equipe foi em dezembro de 2012 (reunião onde resolveu-se criar uma equipe competitiva) e a primeira participação da equipe foi em 2013, com o primeiro troféu vindo em 2014, um 3º lugar entre as equipes pequenas na Copa Brasil, em Ribeirão Preto. Desde então, o Lira Tênis Clube nunca mais deixou de estar no pódio durante os eventos anuais da ABMN. Em 2016 e 2017, ajudou a levar o Campeonato Brasileiro para Palhoça, região metropolitana de Florianópolis, ajudando o Lira TC a ser campeão entre as equipes grandes e, de quebra, firmando-se como uma das maiores equipes de Natação Master do Brasil.
A escolha foi definida pelos critérios de Comunicação Social, altruísmo, quantidade de eventos em que participou e liderança.