Adicional aos já tradicionais TOP 10 ABMN e TOP 10 FINA, a Associação Brasileira de Masters de Natação – ABMN – introduziu em 2021 uma premiação diferenciada baseada em outras homenagens similares no mundo esportivo: o Prêmio ABMN Destaques do Ano.
O objetivo do Prêmio é reconhecer as pessoas e entidades que se destacaram no esportes masters no Brasil, enaltecendo a dedicação dos profissionais e atletas para a prática de sua atividade física e profissional, um dos predicativos básicos da natação master.
Para esta temporada, a novidade é a apuração 100% on-line das votações, abertas a todos os atletas e treinadores com cadastro no sistema da ABMN.
Os Destaques do Ano estão divididos nas seguintes categorias:
1) Atleta Master Feminino do Ano – Atleta que tenha se destacado nos eventos nacionais promovidos pela ABMN e internacionais;
2) Atleta Master Masculino do Ano – Atleta que tenha se destacado nos eventos nacionais promovidos pela ABMN e internacionais;
3) Técnico de Natação Master do Ano – Profissional que tenha se destacado como técnico de equipes de natação masters, nos eventos realizados pela ABMN;
4) Equipe de Natação Master do Ano – Equipe ou clube que tenha se destacado nos eventos realizados pela ABMN;
5) Personalidade Master do Ano – Dirigente, representante de equipe ou pessoa cuja presença e engajamento tenha influenciado positivamente nos esportes masters.
Estes são os indicados na terceira edição dos Destaques do Ano pela ABMN para cada categoria (clique no nome dos atletas para abrir o currículo de cada um):
Destaque Feminino:
- Veronica Andrade Balsano
- Giseli Caetano Pereira
- Herilene de Freitas
- Aline Spinardi
- Nora Ronai
- Anete Guisard
Destaque Masculino:
Técnico do Ano:
- Gisele Caetano Pereira
- Maria Fernanda Furtado
- Rodrigo Trivino
- Ricardo Padilha
- Francis Perdigão Silva
- Rodrigo Bardi / Leandro Okuda
Equipe do Ano:
- Bardi & Okuda
- Lira Tênis Clube
- Esporte Clube Pinheiros
- Estrela D’Oeste
- Grêmio Nautico União
- Academia D’stak
- Victor Spiritus
- Praia Clube Uberlândia
- Tijuca Tenis Clube
Personalidade do Ano:
- Maria Helena Padilla (in memoriam), sócia-fundadora da ABMN e atleta presente em mais de 50 Campeonatos Brasileiros
- Luzimar de Souza Andrade, treinadora do Praia Clube de Uberlândia
- Debora Jaconi, ex-diretora técnica da ABMN e idealizadora da equipe Victor Spiritus
- Djan Madruga, atleta olímpico e promotor da natação master
- Walter Lessa, Prefeito de São Lourenço
Os eleitos
De acordo com a votação, aberta a todos os atletas masters com cadastro válido na ABMN, estes são os eleitos em cada categoria:
NORA RONAI – fantástica personalidade das piscinas, com 99 anos tem disposição para nadar provas dificílima como os 400 metros medley, multi recordista Sul Americana, atualmente é detentora de 8 (oito) recordes mundiais, em piscina de 50 metros, 50 Borboleta 95+, 100 borboleta 90 e 95+, 200 borboleta 90 e 95+, 200 medley 95 +, e 400 medley 90 e 95 +.
FELIPE MAIA – atleta na faixa de 40 anos, destaque no cenário nacional e internacional , foi campeão mundial em 2023, nas provas de 200 e 400 medley masculino no Mundial de Fukuoka no Japão.
É detentor de 5 recordes brasileiros e Sul americanos nas provas de 200 e 400 medley em piscina de 50 metros e nas provas de 100, 200, 400 medley em piscina de 25 metros, é um nadador completo que possui domínio nos quatros estilos.
BARDI & OKUDA – Equipe de grande destaque no Cenário da natação masters brasileira em 2023, formada pelos atletas de dois treinadores, expoentes nacionais, Rodrigo Bardi e Leandro Kenzo Okuda, residentes em São Paulo Capital, eles construíram uma solida equipe com excelentes nadadores que juntaram forças constituindo assim uma equipe forte e competitiva.
Além de fortes nos eventos nacionais obtiveram resultados expressivos no Campeonato Sul-Americano de Natação, realizado em Lima Peru, onde foi uma das equipes mais numerosa do evento.
RODRIGO TRIVIÑO – Técnico da equipe TNT Masters, tem em seu quadro de atletas, que recebem seus treinamentos, vários nadadores dispersos em todo o território nacional e até no exterior.
Seus atletas tem obtido resultados expressivos e consta em seu currículo diversos nadadores com recordes sul americanos e mundiais.
Além de um profissional competente é líder de sua equipe, é um nadador excepcional tendo em seu currículo diversos campeonatos e recordes mundiais.
MARIA HELENA PADILLA COSTA – multi campeã brasileira Sul Americana masters, recordista Sul Americana em diversas provas.
Fez parte da História e fundação da ABMN, nadadora apaixonada pela natação desde sua juventude, pelo Fluminense e pela Ilha Bela, equipes que vinha defendendo nas competições em 2023.
Ela nos deixou na véspera de uma competição que iria participar em São Paulo, recém mudado de faixa estava batendo todos os recordes da classe de 80 a 84 anos.
Ela conhecida pelo seu grito de guerra deixa muitos admiradores e amigos.