O Praia Clube de Uberlândia sediou no final de semana de 30/10 a 03/11/2019, o 64º Campeonato Brasileiro de Masters de Natação. O palco foi a piscina olímpica com 10 raias, dentro dos padrões FINA, onde mais de 500 atletas de 69 equipes dos estados brasileiros disputaram 39 provas (32 individuais e 7 revezamentos) fechando o ano de 2019 com alto índice técnico.
Ao Praia Clube na pessoa do seu presidente Carlos Augusto Ribeiro Ferreira Braga, os nossos agradecimentos pela cessão das maravilhosas dependências do clube. Destaque a toda a sua equipe de Diretores, Gerentes, técnicos e pessoal de apoio, sempre nos atendendo da melhor maneira possível e com sorriso estampados nos rostos. Ressaltamos o Gerente André Lelis e a incansável técnica Luzimar de Sousa Andrade, que nos forneceram todo apoio necessário e atendendo as determinações da diretoria do Praia, não mediram esforços para realização e sucesso do evento.
A Cerimônia de Abertura foi realizada no segundo dia de provas. Tivemos o tradicional desfile das equipes, seguido do hasteamento das bandeiras ao som do Hino Nacional Brasileiro. Os atletas mais “experientes” Guilherme da Silva (91 anos) e Renate Langeani (90 anos), hastearam respectivamente as bandeiras do Brasil e do Municipio de Uberlândia. O Gerente de Esportes do Praia, a bandeira do Estado de Minas Gerais. As bandeiras do Praia Clube, FAM – Federação Aquática Mineira e da ABMN – Associação Brasileira de Masters de Natação foram hasteadas, respectivamente, pelo atleta do Praia Clube – Roberto Canto, Eros Damasceno – presidente da FAM e Edmundo Nesi – Diretor Secretário da ABMN.
Fazendo uso da palavra, a presidente da ABMN – Helane Magalhães deu boas-vindas aos atletas e presentes e agradecendo ao Praia Clube fez a entrega de uma Placa em Homenagem ao Presidente Carlos Augusto Ribeiro Ferreira Braga, pelo carinho à natação masters brasileira e receptividade para o evento. Desejando boa competição e bons resultados deu por aberto o 64º Campeonato Brasileiro de Masters de Natação, devolvendo à competição ao comando do árbitro Geral da FAM, José Geraldo Peiffer – o Gêra.
A Unimed Uberlândia foi nossa parceira no evento oferecendo os serviços de socorrista, médico e UTI móvel, garantindo a prevenção da saúde de nossos atletas. Tivemos o registro de poucas ocorrências durante o campeonato, a maioria por excesso de cansaço pôs prova, mas todos sendo prontamente atendidos. Os nossos agradecimentos ao atleta Roberto Canto que nos abriu os caminhos para a parceria.
A arbitragem conduzida pela equipe da FAM – Federação Aquática Mineira também contribuiu para o sucesso do evento na aplicação das regras oficiais da natação. O fotógrafo Franklim Souza, da FAM, registrou com perfeição todas as etapas do campeonato. As fotos estão divulgadas no facebook da ABMN.
Mesa de frutas para reposição de nutrientes e hidratação e serviço de massagem para soltura de musculatura, principalmente pós prova, foram oferecidos pela ABMN aos nossos atletas.
Os quatro dias de competição apresentaram muita disputa e resultados surpreendentes, registrando a superação de 37 recordes brasileiros e 25 sul-americanos.
E chegou o ponto mais esperado e delicado…. o anúncio das equipes vencedoras e a entrega da premiação.
No item Eficiência o 1º lugar ficou para o Lira Tênis Clube com 26 atletas e eficiência 96,69. Em 2º lugar, o Uberlândia Tênis Clube com 8 atletas e eficiência 94,38, em 3º lugar, o Masters Icarai G Reis com 7 atletas e eficiência 88,43. O Troféu Revezamento ficou para o Estrela do Oeste com 16 equipes de revezamentos e 30,25 de eficiência.
Na Premiação por Equipes, destacamos como Equipes Pequenas, em 1º lugar a Associação Leopoldina Juvenil, com 554 pontos, em 2º lugar, o Tijuca Tênis Clube com 543 pontos e na 3º colocação, a Bodytech-BH, com 490 pontos.
Para as Equipes Médias tivemos a seguinte colocação: em 1º lugar a Academia D´stak, com 1.088 pontos, em 2º lugar, o Okuda Swim Team com 965 pontos e na 3ª colocação, o Clube Campestre/Prefeitura Municipal de Varginha, com 821 pontos.
Na Pontuação Geral receberam premiação as seguintes equipes: 1º lugar SETUL/UNICEUB, com 5.480 pontos, em 2º lugar o Praia Clube de Uberlândia com 4.945 pontos, em 3º lugar a UNAMI com 2.750 pontos, em 4º lugar o Lira Tênis Clube com 2.514 pontos, em 5º lugar o Estrela do Oeste com 1.898 pontos, em 6º lugar a Victor Spiritus com 1.672 pontos, em 7º lugar a Associação Paraense de Masters de Natação com 1.316 pontos e em 8º lugar a Academia D´stak com 1.088 pontos.
Vencendo o Campeonato Brasileiro de Revezamentos, com eficiência de 107,39 nas quatro etapas de 2019, o Lira Tênis Clube foi o merecedor do Troféu Campeão Brasileiro de Revezamentos.
No quadro de medalhas os campeões foram: UNAMI, LIRA TENIS CLUBE e VICTOR SPIRITUS com 58, 48 e 43 medalhas de ouro, respectivamente.
Os resultados das provas, bem como a premiação das equipes encontram-se no site da ABMN:
Felizes com suas premiações individuais e de equipes, todos retornaram às suas casas, com a certeza que fizeram e deram o melhor de si nesse ano de 2019.
A ABMN agradece mais uma vez ao Praia Clube, a FAM e a todos os atletas, técnicos, parceiros e amigos que contribuíram para o sucesso do 64º CAMPEONATO BRASILEIRO DE MASTERS DE NATAÇÃO, encerrando o circuito de 2019 com chave de ouro e fazemos votos de revê-los no circuito 2020. Saudações Aquáticas!!!!
Confira todas as fotos do evento pelo clique do fotógrafo Franklim Souza – São mais de 3.000 fotos!
[ngg src=”galleries” ids=”1,2,3,4″ display=”basic_thumbnail” images_per_page=”18″]A competição também foi transmitida ao vivo pela página de Facebook da ABMN, reveja a transmissão:
1º dia de competição:
2º dia de competição:
3º dia de competição:
4º dia de competição: