Início esse informe com os votos de um 2024 feliz com muita saúde e paz para todos nossos associados e colaboradores, que essa nova etapa seja repleta de sucesso e realização para todos.
Pela primeira vez nesse ano, estou me dirigindo a vocês, antes de mais nada, gostaria de agradecer a confiança depositada em nós, permitindo a nossa recondução à gestão da ABMN no triênio de 2023 a 2026.
Para os cargos eletivos, só tivemos duas alterações, o Vice Presidente Aécio Amaral que pediu para sair por problemas pessoais e a Conselheira Patrícia Britto, pelo mesmo motivo. A esses amigos deixo aqui meus agradecimentos pelo apoio e o tempo que dispuseram para com a ABMN.
Esses cargos foram preenchidos pelo Sr. Gilton Resende como Vice-presidente, Coordenador de Águas Abertas na gestão anterior, e para o Conselho Fiscal como suplente, a Sra. Nathalia Rossetto, sócia número 28.035, que desde 2005 faz parte do quadro de Associados da ABMN e vem participando de nossos eventos desde a classe de Pré masters.
Em fevereiro, o Conselho Fiscal eleito, realizou a sua primeira reunião para eleição de seu presidente, nessa oportunidade o Conselheiro Paulo Santos, informou que já havia enviado para a ABMN uma carta de renúncia ao Cargo para o qual foi eleito em novembro de 2023.
Portanto naquela reunião, deveria ser considerada a nomeação de um conselheiro Suplente para a função de Conselheiro Efetivo, para ocupar o cargo deixado por Paulo Santos. Após algumas falas entre os presentes foi nomeado como Conselheiro Efetivo o Sr. Cesar Coutinho, e como Presidente do Conselho Fiscal o Sr. Paulo de Tarso Teixeira Ferreira.
Estamos iniciando esse novo período de gestão com algumas novidades em nossos eventos, que vem ao encontro de alguns desejos e sugestão de nossos atletas, são elas:
A intensificação do nosso Circuito de Águas Abertas, com a inclusão de novas sedes, e um novo regulamento com o objetivo de buscar melhorar o entendimento do funcionamento da totalização de pontos.
O Circuito Brasil de Natação Masters, além do critério de melhor índice técnico que adotamos à mais de 20 anos, iremos realizar também o Circuito Brasil Masters por pontos, onde os atletas irão pontuar de acordo com a tabela de contagem de pontos adotada para a premiação e classificação das equipes participantes de nossos Campeonatos.
Em cada evento o Nadador poderá totalizar para si os pontos obtidos em até 3 provas individuais, critério similar ao adotado pela UNAMI, nosso agradecimento ao nosso associado Marcio Almeida presidente da UNAMI, que nos auxiliou nessa empreitada.
Também foi feita alterações no regulamento do Troféu Sylvio Kelly, que anteriormente só utilizava os resultados dos Torneios Regionais (NORTE/NORDESTE/CENTRO-OESTE/SUDESTE E SUL), realizados em piscina de 25 m.
Para esse ano, vamos utilizar os resultados dos campeonatos Estaduais a serem realizados entre os meses de novembro e dezembro, isso significa que serão classificados os nadadores que participarem nesses dois eventos e ainda haverá classificação por provas em piscina de 25 e 50 metros, de acordo com os eventos realizados.
Com a inclusão dos Campeonatos Estaduais que normalmente tem uma frequência grande de nadadores, buscamos inserir nomes de atletas que não participam de nossos brasileiros produzindo assim, um retrato abrangente do nosso universo de nadadores masters em atividade.
Após essas considerações iniciais, passamos agora a tratar do planejamento para 2024, cujo calendário se iniciou com o tradicional XXVII Masters MAIS MAIS, evento criado pelo nosso querido e amigo de todos, Célio Amaral, que desta vez foi realizado em Brasília, tendo como anfitriãs a Associação Brasiliense Master de Natação, presidida pela Sra. Helane Quezado de Magalhães, e pela Academia D´stak, muito bem conduzida pelo nosso Campeão eterno (nas piscinas e na vida) Wilson Brasil, foi um total sucesso, a dupla de organização foi perfeita, somado ao eficiente quadro de arbitragem da Federação do Distrito Federal, que deixou todos satisfeitos, somado a ótima performance dos atletas que obtiveram excelentes resultados e vários recordes inclusive um sul americano feito pelo atleta Eros Damasceno. Os homenageados deste ano, foram os atletas Margarida Benquerer e Eber Romão.
Agora chegou a vez de Belém no 71º Campeonato Brasileiro a ser realizado nos dias 18 a 21 de abril de 2024. Por muitos anos, deixamos de visitar essa cidade, será uma satisfação muito grande para nós, revermos os nadadores dessa cidade, unidos com uma grande participação dos nadadores do norte do Brasil, que tem muitas dificuldades para participarem de nossos eventos principalmente quando são realizados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
É um dever da ABMN levar nossos eventos a todas as regiões do Brasil, para divulgar e incentivar a natação nestes lugares, e ainda facilitar aqueles que tem dificuldades nos deslocamentos para outros centros.
Para terminar desejo a todos os nossos associados que estão inscritos para o Mundial de DOHA, sucesso e sorte.
No próximo contato iremos falar dos resultados do Mundial e de nossos próximos eventos que já estão disponíveis em nossa página na Internet.
Carlos Roberto da Silva
Presidente ABMN
Para bens Carlos. Suas palavras trazem clareza e estímulo nessa jornada de natação Master. Sua condução à frente da ABMN tem possibilitado segurança e tem sido efetiva. Parabéns.
Silvia de Oliveira Magalhães Brasília DF