Estimados Associados e amantes da natação masters,
Realizamos o 69º Campeonato Brasileiro de Masters de Natação na excelente piscina do Fluminense F.C. foi muito bom, porem cansativo para todos, ter uma competição com um número tão grande de nadadores inscritos, foram 690 atletas, número esse sem registro superior desde 2014, somente no ano de 2021 o Sul Americano que tradicionalmente traz uma grande participação, nós tivemos 650 atletas, inferior ao praticado esse ano, porem esse Sul Americano, possuía cinco dias de competição, enquanto nesse nosso Brasileiro realizamos em 4 dias, ou seja um número muito grande de atletas divididos em 4 dias de competição, portanto mais difícil para todos.
Esse número grande de participantes nos parece ser reflexo da demanda reprimida que existia no período da Pandemia e pós pandemia, esse ano os atletas estão mais confiantes e seguros para participarem, isso é reflexo do nosso atual momento.
Acreditamos que os próximos eventos também teremos números grandes de participações, principalmente, nas etapas correspondentes ao Troféu Brasil e Copa Brasil, onde somente se manifestaram desejo de realizar esse evento clubes com piscina de 25 m com seis raias, isso nos trouxe grande preocupação com o tempo de realização de cada etapa desses eventos.
Devo lembrar que sempre convocamos clubes, associações e Federações a se candidatarem a realizar os nossos campeonatos, contudo para esse ano somente recebemos 4 propostas para esses nossos 4 eventos anuais.
Em um primeiro momento para a realização do Troféu Brasil, pensamos em mudar a sede do evento, para oferecer um número maior de raias, encontramos alguns, contudo havia restrições com relação ao tempo que teríamos disponíveis para a realização de nossos eventos, além de outros fatores.
Pensamos em retirar as provas longas como o 1500 m e o 800 m livre, e logo sentimos que essa mudança iria prejudicar os nadadores de fundo, pensamos em restringir o número de participantes nessa prova, também desistimos, pois, isso iria também prejudicar aqueles que não poderiam se inscrever.
Foi uma semana inteira de estudos de nossa diretoria, e tínhamos um agravante não teríamos tempo para mudanças que iriam fomentar mais tempo, tempo esse que não possuímos uma vez que estamos a menos de dois meses do Troféu Brasil.
Então decidimos por manter todo o regulamento anterior e a mesma ordem de provas, fizemos várias simulações de tempo de competição x número de inscrições e concluímos que com um publico de 450 participantes principalmente do primeiro dia, nossas estimativas concluímos os estudos chegando a uma projeção de tempo 8:00 às 19:00h.
Período longo, porém, exequível, assim decidimos adotar em toda as etapas e provas balizamento por tempo, e iremos limitar a competição ao número máximo de 450 inscrições, de modo a realizar esses eventos de forma confortável e possível de ser realizado.
Também nesse meu reporte, não podia deixar de colocar os problemas que enfrentamos com a arbitragem do evento realizado no Fluminense, muitas pessoas nos criticaram pelas falhas de arbitragem, contudo não cabe a ABMN e seus diretores opinarem sobre esses casos, nos limitamos a identificar os resultados e submeter ao Arbitro Geral, que é a autoridade máxima da Competição, cabe a ele julgar os protestos.
A ABMN não possui poderes para mudar resultados, principalmente porque a diretoria não está habilitada não possuímos curso de arbitragem, cabendo a nós apenas administrar o evento.
Cabe ainda informar que por determinação da CBDA, somos obrigados a utilizar o quadro de arbitragem de cada Federação estadual, sequer podemos trazer árbitros de outros estados para trabalhar em eventos de outras federações.
Também vale lembrar que em 2021 realizamos com esse mesmo quadro de arbitragem um brasileiro e um Campeonato Sul-Americano, no C.R. Vasco da Gama e nenhum registro em potencial de falha de arbitragem ou dos equipamentos utilizados, foi apontado.
Aproveitamos para informar que as inscrições para o Troféu Brasil já estão abertas.
Para finalizar devo lembrar que esse ano iremos realizar pela primeira vez o Troféu Silvio Kelly a ser efetuado em três sedes diferentes, uma em Vitória E.S. (sudeste) uma em Belém (Norte nordeste e Centro oeste) e o Sul Brasileiro em Caxias do Sul R.S. todos nos dias 7 e 8 de outubro.
Muito obrigado a todos.
Carlos Roberto da Silva
Presidente ABMN