Em Assembleia Geral Ordinária virtual realizada no dia 7 de dezembro às 20h, com a participação de 33 associados, foi realizada a eleição da Associação Brasileira de Masters de Natação para o triênio 2020-2023, com posse imediata, da Presidência e Diretoria da Associação.
Com chapa única encabeçada por Carlos Roberto da Silva, a nova Diretoria foi eleita por aclamação e tomou posse imediata com apresentação e reconhecimento da presidente do triênio 2017-2020 Helane Quezado Magalhães.
A nova diretoria é a seguinte:
- PRESIDENTE: Carlos Roberto da Silva, associado 1298
- VICE-PRESIDENTE: Aécio Luis Barcelos do Amaral, associado 4112
- DIRETORA FINANCEIRA: Helane Quezado de Magalhães, associada 4743
- DIRETOR SECRETÁRIO: Ricardo Pinheiro Padilha, associado 4523
- DIRETORA TÉCNICA: Débora Jaconi, associada 106763
Carlão, que já esteve em cinco gestões anteriores como presidente entre 1997 e 2014, volta à presidência com ainda mais experiência nacional e internacional: ex-diretor da natação master da Federação Aquática do Rio de Janeiro – FARJ, presidente do Comitê de Natação Master da Confederação Sul-Americana de Natação – Consanat, membro da Comissão Técnica da União Americana de Natação (UANA) e liason da natação master brasileira na Federação Internacional de Natação – FINA.
“Meu agradecimento a todos que confiaram a mim mais essa gestão à frente da ABMN nesse novo triênio”, disse Carlão em discurso de posse.
“Essa nova gestão seguirá a mesma orientação que norteou a ABMN desde a sua fundação nos primórdios de 1980, que liderados por Sylvio Kelly, fundaram essa entidade que completa hoje 36 anos.
Além das intenções contidas em nossa carta de apresentação à nossa candidatura, é nossa intenção criar grupos de representantes estaduais além daqueles que fazem parte do Conselho Consultivo, para serem porta vozes dos nadadores de seus estados, trazendo sugestões e pleitos para serem julgado e implementados, se aprovados, pela Diretoria Colegiada e suas acessórias especiais. Os membros do Conselho Fiscal farão parte desse grupo além de participar das decisões da diretoria executiva.
Serão criados grupos de apoio como já existe um grupo recentemente criado de assessoramento técnico composto por profissionais que além de técnicos são também nadadores, que participarão de diversos eventos a serem promovidos utilizando a nova tendência praticada hoje em dia, a “plataforma virtual”, isto em decorrência da nova realidade, do novo normal, depois dessa pandemia que hoje vivemos.
Ainda em dezembro pretendemos fazer uma intenção de Calendário de Competições para 2021, onde serão respeitados todos os conceitos de cuidados com a pandemia, e ainda as orientações municipais.
Sabemos que poderemos encontrar dificuldades para cumprir esse calendário, mas não podemos deixar de tentar, sempre respeitando e protegendo os interesses dos nadadores.
Muito obrigado à Helane, ao Vice-Presidente Assis e toda sua Diretoria pelo trabalho realizado nesse mandato que agora se encerra.
Peço a Deus para iluminar nosso caminho para que nossas decisões sejam as mais corretas e atendam aos interesses de nossa Associação. Muito obrigado.”
Helane Magalhães também apresentou um balanço final de sua gestão de 6 anos à frente da ABMN:
“Gostaria de agradecer aos presentes pela oportunidade de ter estado à frente da ABMN por dois mandatos, ao Vice-Presidente Assis e aos Diretores (Aécio, Ana Grace, Edmundo, Elaine e Georgia) que estiveram conosco nesse período, à CBDA, às Associações Masters Estaduais e às Federações Aquáticas pelo apoio, inclusive nas realizações das competições, aos nossos atletas, matéria prima da ABMN, responsáveis pelo sucesso das nossas competições, apresentando bons resultados e técnicas. Aos nossos colaboradores, parceiros e patrocinadores, pela confiança no nosso trabalho (Swimmers, Swim Channel). Ao nosso pessoal de apoio da secretaria da ABMN, pela dedicação e cumprimento das tarefas (aqui registro a nossa eterna saudade da Elizete, 11 meses que nos deixou). Ao nosso webmaster Julian Romero, que sempre nos atendeu a tempo e a hora (chegando a abrir mãos de alguns meses de pagamento, em prol da ABMN, durante esta pandemia), com redução também no seu valor.
Aos atletas Angelo Caleffi, Belarmino Monteiro e Meire (Maria do Espirito Santo) pelo apoio na área Juridica, sempre nos orientando, quando preciso, para não saírmos das “raias”. O apoio dos advogados Marcelo Jucá e Luiza, nesse processo eleitoral, em tempo de pandemia.
Em 2020, devido a pandemia, tivemos que cancelar todas as nossas etapas do Circuito Brasileiro da ABMN. Infelizmente chegamos a perder alguns atletas/amigos, que ficarão sempre nas nossas lembranças. Os nossos sentimentos às suas famílias. As competições foram suspensas, mas voltarão, não temos o tempo ao certo, mas serão com segurança. Hoje a ABMN disponibilizou no seu site oficial o primeiro Código de Ética da entidade. Documento elaborado pela Diretoria e aprovado pela CBDA, juntamente como quadro de Missão, Visão e Valores, um marco para a ABMN.
Desejo a Nova Diretoria, agora empossada, sucessos na sua gestão, tendo a certeza que a ABMN continuará em boas mãos. Muito obrigada.”
O ex-Diretor Técnico e agora Vice-Presidente, Aécio Amaral, expôs seu balanço de 11 anos de eventos nacionais e internacionais e relembrou o quanto a ABMN evoluiu administrativamente:
“Depois de ter participado da fundação da UNAMI e ser seu primeiro Presidente, e de ter sido Delegado da Segunda Região da Federação Aquática Paulista, recebi, em 2009 o convite do Carlão para atuar como Diretor Técnico da ABMN. E já se passaram 11 anos!
Esse tempo todo, duas gestões com o Presidente Carlão, duas com a Presidente Helane, é muito para uma pessoa só ocupar o mesmo cargo de Diretor. É necessário sangue novo, visão nova.
Deixo como legado da minha passagem pela Direção Técnica da ABMN a diminuição da burocracia para a averbação de recordes, a inserção das provas de revezamento 4×100 e 4×200 nos programas de competição da ABMN e, principalmente, a unificação de critérios de Arbitragem para a Natação Master Brasileira.
Impossível não citar como legado, mas nesse caso um legado de todos, a evolução permanente do “ABMN System”, iniciado com a contratação do Julian ainda na gestão anterior do Carlão, e que vem dia a dia recebendo incrementos que o tornam sempre mais eficiente.
Meus agradecimentos:
Aos Nadadores, Técnicos, Árbitros e Dirigentes das Associações e Federações estaduais.
Às funcionárias da nossa Secretaria, sempre dispostas e participativas, em especial à Ana Paula e Elizete, que tão cedo partiram.
Ao Carlão, por me convidar pela segunda vez para a sua Diretoria, à Helane, por me manter na sua, aos meus colegas de Diretoria, Alberto, Elaine, Assis, Ana Grace, Georgia e Edmundo. Com mínimas exceções, duas Diretorias muito unidas e coesas.”
O novo Diretor Secretário da ABMN, Ricardo Padilha, encara pela primeira vez uma função diretora na Associação com otimismo e disposição:
“Em primeiro lugar quero agradecer ao presidente Carlão a escolha de meu nome para fazer parte dessa nova Diretoria da ABMN, na função de Secretário. Para mim é uma grande honra e, com certeza, será um imenso prazer poder estar presente e de alguma forma poder ajudar a bem conduzir desde os preparativos até a finalização dos eventos e competições de nossa querida ABMN. Espero estar a altura desta função e desde já concito à minha equipe que estará de fato a frente dos assuntos que passarão nesta secretaria, a continuarem seus trabalhos como sempre fizeram de modo a melhor conduzir nossa associação. Conto com todos vocês. Por fim, gostaria de registrar que darei meu melhor para que nossa gestão seja repleta de exitos!”
Débora Jaconi, a nova Diretora Técnica da ABMN, também recebe pela primeira vez o privilégio de diretoria da Associação e descreveu seus planos para os associados:
“Agradeço o convite para assumir a direção técnica da ABMN. A Diretoria Técnica contará com o apoio de um grupo formado por técnicos-nadadores. Pretendemos em nossa gestão tornar nossos encontros mais atrativos e produtivos, levando aos nossos associados cursos, informações e atualizações relacionados ao nossso esporte natação. Nosso objetivo também será promover integração entre as modalidades aquáticas. Contamos com a participação e opinião de todos para que possamos obter sucesso nessa nova caminhada. Muito obrigada.”
Um dos últimos atos da Diretoria anterior foi a criação do Código de Ética da ABMN e o quadro Missão, Visão e Valores da ABMN, disponíveis no site oficial.
Já para a nova diretoria, uma das primeira ações foi reabrir a Secretaria da ABMN, seguindo os protocolos de segurança estipulados pelo município e governo do Rio de Janeiro para conter a propagação do COVID-19 e garantir o máximo de segurança para os associados. Os atendimentos telefônicos retornaram em horário normal (10h às 18h).
PREZADO CARLAO:
Bien merecido y sinceras felicitaciones PARABENS PARABENS CARLAO
El meior de los exitos em esta nova etapa
Sinceramente
Daniel ZENKER
CLUB ALTA BARDA
NEUQUEN – PATAGONIA ARGENTINA
Muchas gracias amigo
Estimado Carlao.
Una vez más felicitaciones y éxito en tu gestión.
Ya, con fecha 20 de Febrero, pregunto cómo va la respuesta de los Master para el Panamericano? Aún hay muchos que no tienen piscina para prepararse.
Te agradeceré si sabes algo de ello.
Un abrazo
Carlos García (Chile)
Pinheiros S/P.
Gracias Hermanito