A temporada nacional de 2019 encerrou-se com o 64º Campeonato Brasileiro Masters de Natação, realizado em Uberlândia no início de novembro, e a ABMN computou os resultados para finalizar o ranking final do Circuito Brasileiro ABMN de Natação Masters 2019.
Veja os rankings abaixo:
De acordo com o regulamento, neste ranking apenas associados podem participar: O Circuito Brasileiro Masters de Natação 2019 tem por objetivo premiar os nadadores brasileiros que durante o ano obtiverem os melhores resultados técnicos e os nadadores mais assíduos aos eventos realizados pela ABMN.
Serão premiados os 5 nadadores/nadadoras de cada sexo em cada faixa etária que obtiverem a menor quantidade de pontos através da comparação de seus tempos nas provas com a tabela de recordes mundiais da FINA da sua categoria de idade. Quanto menor o tempo obtido em cada prova menor será a pontuação, ou seja, mais próximo do recorde mundial o atleta estará.
Foi considerada a prova em que o nadador obteve o menor número de pontos em cada evento pertencente ao Circuito Brasileiro. O nadador poderá pontuar com uma prova para o Circuito de Curtas e uma prova para o Circuito de Longas.
Para a totalização será considerada a média dos pontos obtidos em apenas três das quatro competições do Circuito Brasileiro, sendo excluída dessa média a maior pontuação obtida entre os quatro eventos do ano.
A cada campeonato que o nadador deixar de participar lhe será atribuído 999,99 pontos.
Os pontos equivalentes às etapas em que o atleta tenha participado como não associado não serão computados para o Circuito Brasileiro 2019.
A entrega do prêmio para os 5 melhores de cada faixa e sexo será na próxima temporada, em data e local ainda a ser definido pela Diretoria da ABMN.